Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Filosofia no Ensino Secundário

Novidades editoriais de interesse para estudantes e professores de Filosofia.

A Filosofia no Ensino Secundário

Novidades editoriais de interesse para estudantes e professores de Filosofia.

O problema Trólei

Tem surgido várias questões para esclarecer o problema Trólei na filosofia. Há imensos recursos de leitura sobre este problema. Creio que, em língua portuguesa, Pedro Galvão simplifica-nos a tarefa na introdução que fez à revista on line Trólei. Aqui fica
«Bom, imagine que está a conduzir um trólei. De repente, depara-se com cinco trabalhadores na linha e tenta travar, mas nesse preciso instante descobre que os travões deixaram de funcionar. Apercebe-se imediatamente de que os trabalhadores não podem fugir e serão todos mortalmente atropelados. Mas há uma (e apenas uma!) hipótese de evitar a sua morte: basta desviar o veículo para outra linha. Só que nessa linha está um outro trabalhador precisamente nas mesmas circunstâncias... Ainda assim, será eticamente permissível desviar o veículo? Consta que as «intuições morais» (é este o termo técnico para os nossos palpites infundados em questões éticas) da maior parte das pessoas se traduzem num sim — nessas circunstâncias é permissível desviar o veículo e talvez até seja obrigatório desviá-lo. Mas mudemos de cenário. Imagine agora que é um cirurgião confrontado com cinco pacientes que morrerão muito em breve se não receberem um transplante. Não é possível obter a tempo os órgãos necessários de um doador já morto, mas há no hospital um paciente a recuperar de uma operação que, se for morto com uma injecção, proporcionará todos esses órgãos. Será eticamente aceitável injectar secretamente a substância letal no paciente? Não, é o que nos dizem agora as nossas intuições, e assim surge o problema do trólei: dado que em ambos os cenários coloca-se a hipótese de salvar cinco pessoas matando uma, por que razão só no cenário do trólei essa hipótese se nos afigura aceitável? É este o problema. Se investigar, descobrirá que não é fácil resolvê-lo. E descobrirá também o que faz do problema do trólei um símbolo da imaginação conceptual e da criatividade argumentativa que encontramos na melhor ética filosófica — um símbolo daquilo que esta revista procurará promover.»
Introdução de Pedro Galvão à Revista Trólei

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blog de divulgação da filosofia e do seu ensino no sistema de ensino português. O blog pretende constituir uma pequena introdução à filosofia e aos seus problemas, divulgando livros e iniciativas relacionadas com a filosofia e recorrendo a uma linguagem pouco técnica, simples e despretensiosa mas rigorosa.

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2006
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D