Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Filosofia no Ensino Secundário

Novidades editoriais de interesse para estudantes e professores de Filosofia.

A Filosofia no Ensino Secundário

Novidades editoriais de interesse para estudantes e professores de Filosofia.

Existencia, sentido e inferência no Tratactus

Recentemente chegou-me às mãos um estudo que me parece interessante sobre Wittgenstein, abordando três grandes vectores da filosofia de Wittgenstein no Tractatus, o da existência de objectos, do sentido linguístico e da concepção de inferência. Este é o percurso analisado por Rui Daniel da Costa Cunha, autor do estudo. Para abrir o apetite o autor começa com uma citação de Ryle que nos indica que o Tractactus de Wittgenstein pode ser descrito como o primeiro grande livro de filosofia da lógica. Para abrir o apetite deixo um pouco da introdução e regressarei em breve a esta obra, assim que a ler na totalidade.
 Rolando Almeida

“Toda a filosofia consiste em propor teses, sejam elas epistemológicas, ontológicas, semânticas, estéticas, éticas, etc…, e aduzir argumentos a favor, respectivamente contra, essas teses propostas. Qualquer tese deve ser formulada clara e concisamente, dado que crucial na sua eventual refutação é a produção de contra exemplos, pois basta existir um caso em que um dado objecto X, que é suposto cair no âmbito dos objectos regulados por uma tese T, não apresenta o comportamento esperado de acordo com a tese, para imediatamente se poder concluir pela necessidade de revisão de T.
Essas teses têm a sua origem em problemas filosóficos, para os quais pretendem constituir soluções. Torna-se então fundamental poder testar a validade dos argumentos apresentados em defesa dessas teses, para o que se torna imprescindível a existência de um método de analise desses argumentos. A lógica elementar, ao apresentar um cânone de regras de inferência válidas para o raciocínio proposicional e para o raciocínio predicativo, fornece justamente uma base para esse método, pelo que é comum chamar-lhe análise lógica da linguagem.”
Rui Daniel da Costa Cunha, Existência, sentido e inferência, os princípios da filosofia da lógica do tractatus lógico philosophicus de Ludwig Wittgenstein, Arquimedes Livros, 2007


Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blog de divulgação da filosofia e do seu ensino no sistema de ensino português. O blog pretende constituir uma pequena introdução à filosofia e aos seus problemas, divulgando livros e iniciativas relacionadas com a filosofia e recorrendo a uma linguagem pouco técnica, simples e despretensiosa mas rigorosa.

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2006
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D