Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Filosofia no Ensino Secundário

Novidades editoriais de interesse para estudantes e professores de Filosofia.

A Filosofia no Ensino Secundário

Novidades editoriais de interesse para estudantes e professores de Filosofia.

Ensina a ti mesmo Filosofia

Mesmo no fim do final de semana, aproveitando ainda algum tempo útil para as leituras, não podia deixar de vir aqui deixar mais uma sugestão, não só para os leitores, mas também para os editores. Tendo em vista que o grande negócio em Portugal em 2008 foi a fusão de várias editoras pelo grupo Leya e dando seguimento a um artigo no último número da revista Visão, dá para acreditar que o mercado dos livros em Portugal existe e está em vias de expansão. Se assim for, pensando no segmento do grande público, seria uma prenda muito boa para 2008 se víssemos alguns dos volumes de Mel Thompson, da colecção Teach Youserfelf, traduzidos para a nossa língua. Creio que o nome da colecção é um poderoso indicativo da missão de cada livro. Muito mais cuidados que os volumes da colecção For Dummies (a Porto Editora tem traduzidos alguns volumes desta colecção para português, que curiosamente também tem um sobre lógica e outro de filosofia para totós, mas estes ainda a esperar edição portuguesa), estes livrinhos são vendidos a preço fixo, bastante baixo e abrange diversas áreas. Daquela que aqui mais interessa, a filosofia, ficou sob a responsabilidade de Mel Thompson e já tenho em mãos 3volumes excelentes, Philosophy of Religion, Etichs e Philosophy. Tratam-se de introduções aos temas. Não são bons livros por serem introduções, mas por serem boas introduções. Mel Thompson tem já alguma experiência neste tipo de edições. Os argumentos filosóficos são expostos de modo claro, mas completo. Grande parte dos temas de Etichs e Philosophy of Religion estão já explorados em Philosophy, mas de modo muito mais breve. Estes livros valem sobretudo pela actualidade e, em Portugal, seriam uma boa piscadela de olho ao ensino secundário, provando ao mesmo tempo o quanto a grande maioria dos manuais de filosofia necessitam de urgentes upgrades.
Para quem gosta de ler em língua inglesa estes livros existem às centenas. Cabe ao leitor escolher aqueles que lhe convém. Esta é uma colecção muito adequada ao mercado português.
Rolando Almeida

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blog de divulgação da filosofia e do seu ensino no sistema de ensino português. O blog pretende constituir uma pequena introdução à filosofia e aos seus problemas, divulgando livros e iniciativas relacionadas com a filosofia e recorrendo a uma linguagem pouco técnica, simples e despretensiosa mas rigorosa.

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2006
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D