Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Filosofia no Ensino Secundário

Novidades editoriais de interesse para estudantes e professores de Filosofia.

A Filosofia no Ensino Secundário

Novidades editoriais de interesse para estudantes e professores de Filosofia.

Mais outra pesquisa simples. Onde param os Lehrbücher?

Desta vez quis saber dos manuais de filosofia. Os números traduzem o interesse que os diferentes países possuem em matéria de divulgação filosófica. A produção em língua inglesa é, mais uma vez, esmagadora, impressionante mesmo, o que prova bem do interesse em fazer manuais de filosofia em países como a Inglaterra ou Estados Unidos e do interesse bem menor nos países como Alemanha e França. E é também sinal evidente da inércia das academias tanto francesa como alemã em matéria de publicação e investigação filosófica. Nós, por cá, com 50 anos de atraso, continuamos a venerar as academias caducas e a pensar que não se pode saber filosofia sem saber falar alemão. Na filosofia, afinal, estamos ainda pior do que nos proverbiais comboios, que costumam ser usados como exemplo do nosso atraso significativo. Quando se usa o argumento de que a quantidade não é sinónimo de qualidade, o exemplo português é um belo contra exemplo. Temos pouco mais que uma dezena de manuais de filosofia, dos quais, somente dois ou três realmente se aproveitam para bem ensinar a pensar. Nos casos alemão e francês existe toda uma cultura sólida a sustentar a inércia actual. Quando falamos de Europa e revitalização da mesma, deve ser nisto que devemos andar a pensar. E uma Europa que não produza, condena-se ao fracasso. Países como a Austrália, Inglaterra, Nova Zelândia ou EUA, nos quais o estudo da filosofia é cada vez mais incentivado com publicação de livros e manuais, são também os países que mais e melhores filósofos produzem. É o óbvio ciclo das coisas, mas, ao que parece, não tão óbvio para a teimosa e obscura chamada filosofia continental, que poucos ou nenhuns filósofos produz com relevância e projecção. Venham agora as desculpas e as lamúrias do costume.
Os dados estão aí. A pesquisa foi feita nos vários Amazons e a busca foi por, Philosophie Lehrbuch, em alemão, Manuel de Philosophie, em francês, Textbook of philosophy, para o caso inglês e americano.
País:
Busca por:
Totais:
Alemanha
Philosophie lehrbuch
155
França
Manuel de philosophie
286
Inglaterra
Textbook of philosophy
2.056
EUA
Textbook of philosophy
4.445
 
Rolando Almeida
 
 

9 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blog de divulgação da filosofia e do seu ensino no sistema de ensino português. O blog pretende constituir uma pequena introdução à filosofia e aos seus problemas, divulgando livros e iniciativas relacionadas com a filosofia e recorrendo a uma linguagem pouco técnica, simples e despretensiosa mas rigorosa.

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2006
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D