Para os professores que leccionam cidadania
Rolando Almeida
Quem pensa um programa sem ter materiais adequados ao mesmo, só pode mesmo ter as vistas curtas. Isto é mandar às urtigas os professores que ficam coxos para preparar as suas aulas. O saber não cai do céu. Está, em grande parte, escrito nas obras de referência e é necessário conhecê-las para poder ensinar o quer que seja. Nós, por cá, andamos às avessas. Deste modo criam-se maus hábitos nos docentes que, com tanta mudança, também deixam de procurar os poucos materiais que, entretanto, vão surgindo. O caso do ensino profissional é paradigmático. Para a maior parte das disciplinas nem sequer existem manuais e o professor é sujeito ao crime por lei de corte e costura de outros manuais e recurso das fotocópias. Um crime fomentado por quem toma decisões. Impressionante não é?
Bem, para quem lecciona Educação e Cidadania, a editora Plátano disponibiliza desde 2006 a segunda edição do excelente manual de Mendo Henriques, João Reis e Luís Roja. É uma iniciativa da editora que representa um esforço que nós, professores, devemos aproveitar. O manual está muito bem organizado, por módulos (7 no total), com testes no final e um enquadramento muito bom para alunos do secundário. Todo um programa pode ser elaborado a par com este manual, mesmo que isto seja uma contradição, uma vez que um manual deve ser feito depois do programa e não ao contrário. Com efeito, com a falta de qualidade dos programas e, no caso do ensino profissional, com a sua total ausência para muitas disciplinas esta é uma proposta que, creio, é aceitável.
O manual pode ser adquirido directamente na Plátano.
Mendo Henriques, João Reis e Luís Loja, educação para a cidadania, saber & inovar, Plátano, 2006