Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Filosofia no Ensino Secundário

Novidades editoriais de interesse para estudantes e professores de Filosofia.

A Filosofia no Ensino Secundário

Novidades editoriais de interesse para estudantes e professores de Filosofia.

A Filosofia agradece

Uma das obras de filosofia mais interessantes, escritas para adolescentes entre os 12 e os 18 anos, é a de Stephen Law. São livros divertidos, claros e muito atraentes que provam que a filosofia e o pensamento crítico pode e deve ser incentivado desde tenra idade. Admitimos esta realidade facilmente para a física ou a química, porque não para a filosofia? O caso da obra física divertida (Gradiva) de Carlos Fiolhais é um exemplo semelhante em Portugal. O mesmo está por ser feito para a filosofia. Era até uma boa forma de mostrar a importância do ensino da filosofia e a sua viabilidade para a educação dos jovens estudantes. Enquanto essa obra não aparece, a tradução da de Stephen Law até era uma boa ideia para os editores portugueses. Que tal aprendermos filosofia mesmo no Natal com o Xmas Files? Como é que pensamos que o mundo começou? Acreditamos em discos voadores? Como é que sabemos que os nossos pais não são virtuais? Será que um robot pode pensar como um ser humano? Qual a relação do natal com a natureza de Deus? A natureza dos milagres de Natal? Aparentemente estas questões parecem-nos muito comezinhas para serem tratadas filosoficamente. A verdade é que elas envolvem problemas filosóficos. Em Portugal são muitas as vezes que ouvimos falar que devemos partir da experiência dos estudantes para lhes ensinar filosofia. A realidade é que nos faltam as metodologias para saber qual a melhor forma de o fazer. A obra aqui apresentada de Stephen Law constitui uma excelente ferramenta que nos ajuda a brincar com a filosofia, mostrando ao mesmo tempo que ela é séria e importante e sem ter de resvalar para a conversa sem conteúdo filosófico, ou ter de recorrer a matérias que não são filosóficas para mostrar o que é a filosofia. Dispamo-nos de preconceitos e de certeza que muito temos a aprender com estes livros. Muito mais teriam os nossos estudantes. Os volumes Philosophy Files, são acompanhados de desenhos muito estimulantes para o jovem leitor. Ficamos a aguardar para que algo resulte idêntico em língua portuguesa. E esta é uma possibilidade de potenciar o interesse social na filosofia e nos seus problemas. Se tal acontece em Inglaterra, porque não em Portugal? É que a cultura portuguesa agradecia muito.
Stephen Law:
The philosophy files, what`s it all about?, Orion Children`s Books, 2000
The philosophy files, what`s it all about?... again, Orion Children`s Books, 2003
The xmas files, the philosophy of Christmas, Weidenfeld & Nicolson, 2003
Nota: qualquer um destes livros pode ser comprado a preços muito acessíveis no Amazon inglês. Encontram-se em segunda mão em excelente estado chegando a custar menos de 5€, mais os portes dos correios (cerca de 5€).Comprar.
Blog de Stephen Law.
Rolando Almeida

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blog de divulgação da filosofia e do seu ensino no sistema de ensino português. O blog pretende constituir uma pequena introdução à filosofia e aos seus problemas, divulgando livros e iniciativas relacionadas com a filosofia e recorrendo a uma linguagem pouco técnica, simples e despretensiosa mas rigorosa.

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2006
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D