Uma das obras de filosofia mais interessantes, escritas para adolescentes entre os 12 e os 18 anos, é a de Stephen Law. São livros divertidos, claros e muito atraentes que provam que a filosofia e o pensamento crítico pode e deve ser incentivado desde tenra idade. Admitimos esta realidade facilmente para a física ou a química, porque não para a filosofia? O caso da obra física divertida (Gradiva) de Carlos Fiolhais é um exemplo semelhante em Portugal. O mesmo está por ser feito para a filosofia. Era até uma boa forma de mostrar a importância do ensino da filosofia e a sua viabilidade para a educação dos jovens estudantes. Enquanto essa obra não aparece, a tradução da de Stephen Law até era uma boa ideia para os editores portugueses. Que tal aprendermos filosofia mesmo no Natal com o Xmas Files? Como é que pensamos que o mundo começou? Acreditamos em discos voadores? Como é que sabemos que os nossos pais não são virtuais? Será que um robot pode pensar como um ser humano? Qual a relação do natal com a natureza de Deus? A natureza dos milagres de Natal? Aparentemente estas questões parecem-nos muito comezinhas para serem tratadas filosoficamente. A verdade é que elas envolvem problemas filosóficos. Em Portugal são muitas as vezes que ouvimos falar que devemos partir da experiência dos estudantes para lhes ensinar filosofia. A realidade é que nos faltam as metodologias para saber qual a melhor forma de o fazer. A obra aqui apresentada de Stephen Law constitui uma excelente ferramenta que nos ajuda a brincar com a filosofia, mostrando ao mesmo tempo que ela é séria e importante e sem ter de resvalar para a conversa sem conteúdo filosófico, ou ter de recorrer a matérias que não são filosóficas para mostrar o que é a filosofia. Dispamo-nos de preconceitos e de certeza que muito temos a aprender com estes livros. Muito mais teriam os nossos estudantes. Os volumes Philosophy Files, são acompanhados de desenhos muito estimulantes para o jovem leitor. Ficamos a aguardar para que algo resulte idêntico em língua portuguesa. E esta é uma possibilidade de potenciar o interesse social na filosofia e nos seus problemas. Se tal acontece em Inglaterra, porque não em Portugal? É que a cultura portuguesa agradecia muito.
Stephen Law:
The philosophy files, what`s it all about?, Orion Children`s Books, 2000
The philosophy files, what`s it all about?... again, Orion Children`s Books, 2003
The xmas files, the philosophy of Christmas, Weidenfeld & Nicolson, 2003
Nota: qualquer um destes livros pode ser comprado a preços muito acessíveis no Amazon inglês. Encontram-se em segunda mão em excelente estado chegando a custar menos de 5€, mais os portes dos correios (cerca de 5€).Comprar.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Blog de divulgação da filosofia e do seu ensino no sistema de ensino português. O blog pretende constituir uma pequena introdução à filosofia e aos seus problemas, divulgando livros e iniciativas relacionadas com a filosofia e recorrendo a uma linguagem pouco técnica, simples e despretensiosa mas rigorosa.