Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Filosofia no Ensino Secundário

Novidades editoriais de interesse para estudantes e professores de Filosofia.

A Filosofia no Ensino Secundário

Novidades editoriais de interesse para estudantes e professores de Filosofia.

Computadores, cadernos e ensino

magalhaes.gif Ainda não me tinha passado pela cabeça pronunciar-me sobre o computador Magalhães. Tenho observado uma avalanche de críticas negativas ao computador distribuído às crianças em idade escolar no primeiro ciclo de ensino. Talvez a crítica mais radical veio de um colega professor que afirmou dar-lhe nojo, o computador. Fixei esta crítica, não porque do ponto de vista argumentativo ela contenha alguma substância, mas porque ilustra aquilo que penso que motiva as críticas ao computador. O que se crítica na maioria das vezes não é o computador mas a cobertura política em torno do computador. O que é que tem de mal o computador? Do conhecimento que tenho de informática, não vejo mal algum no PC.Tem um processador Celeron, que não será dos mais rápidos, mas que cumpre bem com a sua função. Está munido de um software interessante e custa uns 50€ (preço que a maioria das famílias pode pagar sendo que aquelas que não podem pagar obtêm o computador a custo zero). Não é isso desejável? Creio que é. Pelo menos eu ficaria mais feliz se soubesse que todas as crianças tem acesso a uma ferramenta que até então só as crianças de famílias mais abastadas tinham.

Outro dos argumentos anti Magalhães que leio e ouço várias vezes é que o PC não é português e que dizer que ele é português é uma mentira. Penso que há algo de verdadeiro nesta proposição. Mas analisemos a seguinte proposição:

Os meus ténis Nike são americanos.

É esta proposição verdadeira? A borracha da sola dos ténis é indonésia, o tecido é indiano e foram acabados no Bangladesh. Uma vez cheguei a ter uns sapatos de uma marca americana que dizia na etiqueta “man-made materials”. Afinal qual a nacionalidade dos meus ténis adidas? Os ténis são americanos porque é lá que está registada a patente e todo o sistema económico em torno dos ténis reside na América.

Recordo um romance do místico alemão, Hermann Hesse, autor que li muito na minha juventude, Peter Carmenzind. Nesse romance o tema era, como em grande parte da obra de Hesse, a viagem, as voltas que um ser humano pode dar no mundo, sejam as voltas mentais, espirituais ou, como no caso do protagonista da história, físicas. Hesse acaba o romance com esta ideia: Tal como as aves pertencem ao céu e os peixes à água, também Peter pertence à sua terra. Acho que era assim.

Daqui decorre que parece aceitável a ideia que o Magalhães é português, tal como o Wolkswagen montado na Auto Europa é alemão. É que o Magalhães tem a patente registada em Portugal. E isto apesar do nosso modelo ser em tudo igual a modelos que se fabricam noutros países. A minha licenciatura em filosofia também é igual a muitas licenciaturas de outras universidades de outros países e não deixa de ser uma licenciatura portuguesa. Ou estarei a pensar erradamente? Admito que sim. Venham as objecções.

Então, o que é que “enoja” as pessoas com o Magalhães? Parto do princípio que é a mentira política que está em volta do PC. Não a da sua concepção enquanto máquina, mas a da sua concepção enquanto política educativa. E é aqui que faz sentido recair a principal e mais directa crítica ao Magalhães. Isto porque não se melhora resultados nem a qualidade em educação distribuindo computadores às criancinhas a preços de saldos. Ainda que a medida seja em si boa (pelo menos assim acredito), ela não devia nunca ser trave mestra numa política educativa. Quanto muito admite-se tal medida como complementar a medidas mais sérias mesmo que não concorram de forma mais directa para a estatística política.

Enquanto política educativa o Magalhães não funciona. A política educativa deve recair sobre a reformulação curricular e a formação continua de professores e não na distribuição de pcs a crianças.

Em conclusão, o Magalhães não me parece ser uma má medida, bem pelo contrário. Vai permitir a milhares de crianças aprender a usar determinadas ferramentas úteis e inevitáveis no mundo que vivemos. Mas não basta dar a ferramenta, é necessária ensinar a pescar com a cana. E é esta a mentira política que pode estar em causa, não o aparelho em si. Não podemos usar o Magalhães como uma das principais bandeiras da reforma educativa, ainda que a medida como complemento possa ser aceitável.

Faltaria talvez referir ainda argumentos mais recentes de que o uso e exposição das crianças ao computador acarreta efeitos menos bons. Bem, não subscrevo esse tipo de argumentos. A exposição continua de qualquer ser humano a qualquer actividade ou ferramente pode sempre degenerar em paranóia

O Magalhães acaba a ser a primeira vitima de uma má política educativa ou da ausência de uma política educativa. Como se não bastasse, o desgraçado computador ainda vem com o software com erros ortográficos.

Rolando Almeida

16 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blog de divulgação da filosofia e do seu ensino no sistema de ensino português. O blog pretende constituir uma pequena introdução à filosofia e aos seus problemas, divulgando livros e iniciativas relacionadas com a filosofia e recorrendo a uma linguagem pouco técnica, simples e despretensiosa mas rigorosa.

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2006
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D