Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Filosofia no Ensino Secundário

Novidades editoriais de interesse para estudantes e professores de Filosofia.

A Filosofia no Ensino Secundário

Novidades editoriais de interesse para estudantes e professores de Filosofia.

A censura da Wikipédia à portuguesa ii

Vitor Guerreiro volta a dar explicações no Analíticamente, explicações que rerproduzo aqui na integra:

"

Eis o artigo do Desidério, que aparentemente escandalizou os censores da Wikipédia:

No calão inglês, o termo equivalente a este, "mindfuck" (http://en.wikipedia.org/wiki/Mindfuck) significa uma forma particularmente insidiosa de manipulação mental e emocional. O termo, contudo, tem também uma conotação positiva, como quando uma obra de arte ou uma palestra nos psicofode no sentido de abalar a nossa estrutura cognitiva, dando-nos a ver as coisas de um modo como não víamos antes.

O censor removeu o texto para colocar esta coisa:

O termo '''mindfuck''' ('''psicofoda''' ao pé da letra) mas é melhor traduzida como ''fuck'' - atrapalhar, confundir e ''mind'' - mente, é uma gíria da língua inglesa que aplica-se a algo ou alguém que intesionalmente tenta desestabilizar, confundir ou manipular a mente de outra pessoa por meio de mensagem subliminar. Pode referir-se também de forma positiva ao impacto da arte ou ações pisíquicas na mente levando a uma reação pré-estabelecida. Outros tópicos similares:


O filósofo Colin McGinn explora o conceito no seu livro homónimo, ''Mindfuck'', cujo título português é ''Psicofoda''. McGinn defende nesse livro que o conceito famosamente estudado pelo filosofo Harry Frankfurt no livro ''On Bullshit'' (traduzido com o título ''Da Treta'', em Portugal, e ''Falar Merda'', no Brasil) é aparentado a este, sendo contudo bastante menos grave.

Um leitor do Blog da Crítica tentou iniciar uma discussão do tema, sendo, ao que parece, sistematicamente sabotado com remoções automáticas do que escrevia.

Eis a face das psicofodas comunitaristas «libertárias»."

Razão para acertar em cheio ao pensarmos que a psicofoda is watching you. Há que denunciar publicamente esta atitude do censor da wikipédia.

Mais informações no blog Crítica

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blog de divulgação da filosofia e do seu ensino no sistema de ensino português. O blog pretende constituir uma pequena introdução à filosofia e aos seus problemas, divulgando livros e iniciativas relacionadas com a filosofia e recorrendo a uma linguagem pouco técnica, simples e despretensiosa mas rigorosa.

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2006
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D