Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Filosofia no Ensino Secundário

Novidades editoriais de interesse para estudantes e professores de Filosofia.

A Filosofia no Ensino Secundário

Novidades editoriais de interesse para estudantes e professores de Filosofia.

Médicos em Portugal

medicina_394f23a O post que escrevi sobre as médias de entrada nos cursos de medicina referia-se a um aspecto: que a medicina, enquanto ciência não tem nem mais nem menos valor que a física, química ou matemática e no conjunto dos saberes não existe qualquer razão para sobrevalorizar a medicina em relação à filosofia ou à história. Expliquei que a sobrevalorização prende-se com o lobby instalado da Ordem dos Médicos em Portugal, que superprotege a classe e o seu comércio e inflaciona de forma estúpida as médias de entrada nos cursos de medicina. Mas no meu post não me interessou tanto a questão comercial da coisa, mas somente esclarecer o leitor de que não existe qualquer respeito em relação à medicina que todo e qualquer outro saber organizado não mereça em igual ou maior proporção.

Rolando Almeida

Com efeito, nem de propósito, recentemente somos confrontados no nosso país com uma realidade: os médicos espanhóis regressam a casa, ao seu país de origem. Ora, membros do governo apareceram desde logo na TV a lamentar-se que deram formação com pós graduações a esses médicos e agora eles vão-se embora, com grande prejuízo para Estado português. Pois é, que pena! Mas este negócio interessa a alguém, no caso, aos médicos portugueses. Só que não existe coragem política para estragar o negócio da Ordem dos Médicos e desconfio que algum médico deixe de andar de Mercedes só para termos um melhor serviço nacional de saúde. Enquanto os médicos enriquecem, nós, o Estado, pagamos os seus luxos. A melhor medida a tomar desde já, que revelava coragem política, é fazer descer a média de entrada nos cursos de medicina. Não seria por aí que a qualidade dos médicos decrescia e o mercado na medicina seria muito mais versátil. Claro que este assunto nada tem a ver com a filosofia, pelo menos directamente, já que é responsável pela descaracterização social de muitos saberes. Mais vale mesmo regressar ao estritamente filosófico. Mas é uma questão de justiça.

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blog de divulgação da filosofia e do seu ensino no sistema de ensino português. O blog pretende constituir uma pequena introdução à filosofia e aos seus problemas, divulgando livros e iniciativas relacionadas com a filosofia e recorrendo a uma linguagem pouco técnica, simples e despretensiosa mas rigorosa.

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2006
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D