Saber vender livros ii
Em "saber vender livros" arrisquei meia dúzia de ideias sobre como vender livros de forma mais directa, prática e eficaz. Confesso que continuo a ter razões para espanto. Nem sequer estou numa de conservadorismo impondo uma teoria da suspeita à estupidez do capitalismo. Agora mesmo fui ver a secção de filosofia da novissima e gigante livraria Byblos e devo dizer que não passei da 1ª página (apesar do site ter muitas páginas só para filosofia). Se os psicólogos se queixam dos livros pimba de auto ajuda a ocupar a maior parte do espaço do escaparate de psicologia, é hora dos filósofos se queixarem dos livros da banha da cobra e religião ocuparem os seus escaparates. Senão vejamos a lista de obras de filosofia pura e dura da 1ª página da Byblos:
Miguel Real, As máscaras da vaidade
Jorge Angel Livraga, O sentido oculto da vida
Pierre Klossowsky, a moeda viva
Estes aparecem entre os livros de Peter Sloterdijk, Peter Singer e uma edição brasileira de um ilustre desconhecido sobre Kant. Por momentos fiquei a pensar se é a esta filosofia que alguns leitores dizem escapar-me em favor da tradição anglo saxonica. Se eu fosse livreiro criava um escaparate com a designação "Banha da Cobra". Mas de uma coisa podemos estar certos: As máscaras da vaidade, o sentido oculto da vida e a moeda viva são realmente problemas centrais da filosofia. Os meus leitores já sabem bem que aprecio muito a oportunidade que alguns livros dão ao público em geral para conhecer bem a filosofia. Mas bolas, isto da Byblos é mesmo querer enganar o povo!