Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Filosofia no Ensino Secundário

Novidades editoriais de interesse para estudantes e professores de Filosofia.

A Filosofia no Ensino Secundário

Novidades editoriais de interesse para estudantes e professores de Filosofia.

Grupo de Filosofia e Área de Integração nos cursos Profissionais

Recentemente um colega de filosofia interpelou-me sobre a questão de quem deve leccionar a disciplina de Área de Integração no ensino profissional. Usou um argumento que vejo ocorrer muitas vezes e que, creio, não colhe muitos frutos, nem tendo em atenção a verdade pedagógica, nem o interesse particular do grupo de filosofia em não perder horários de leccionação. O argumento foi que o programa da disciplina de AI tem muitos conteúdos de filosofia, mas também de história e geografia, entre outros. Quererá isto dizer que devemos recomendar que sejam os colegas das outras disciplinas a leccionar a AI? É que se o fizéssemos, o argumento em questão é exactamente o mesmo para a filosofia e para as outras disciplinas.
Rolando Almeida

Passo a explicar: se o programa tem alguma coisa de história e alguma coisa de filosofia, isso só significa que há tanta razão para ser o grupo de história, como o de filosofia a leccionar AI. Para além de tudo, um exame ao programa de AI revela que existem muitos mais conteúdos próximos da concepção de ensino de filosofia que em Portugal existe do que qualquer outra disciplina. A AI é uma disciplina que nem é água nem peixe, mas, um exame mais cuidado permite-nos compreender que o programa em vigor de filosofia, nem é água nem é peixe e nem daí admitimos, nós, da filosofia, entregar o programa a outros grupos disciplinares. Basta pegar num qualquer ponto do programa de filosofia para perceber o que lá está é tão vago que não exige qualquer preparação específica em filosofia para o leccionar. E, provavelmente, o mesmo se passa nos programas de muitas outras disciplinas.
O que aqui quero dizer é que este argumento não é o caminho mais acertado a seguir se queremos realmente leccionar AI. Se não queremos a disciplina, não faltam grupos a reclamá-la. A questão passa por outros argumentos. No agora mais parado site do Centro para o Ensino da Filosofia, no fórum de discussão(1), um colega, que não recordo infelizmente o nome e por dificuldades de acesso ao fórum não consigo determinar o nome, deixou uma carta muito clara que apresentava as razões pelas quais o grupo de filosofia deveria reclamar a disciplina para o seu grupo de docência. Entre as principais razões apontava aquelas que aqui deixo, em citação (ver mais abaixo). Convém não esquecer que a filosofia é a disciplina de carácter transversal, tal como o é a AI, pelo que faz todo o sentido que a experiência de transversalidade dos professores de filosofia,  seja aqui aplicada.
(1)   – Realmente não tenho a certeza se a informação foi deixada no site do CEF ou no fórum do manual Arte de Pensar. Apesar de ter feito uma busca não encontrei o nome do colega, autor da carta. Reproduzo aqui a carta e peço desculpa ao colega por fazê-lo sem a autorização devida. A carta encontrei-a guardada nos meus ficheiros.
 
 
 COMUNICADO
Recentemente, vários Grupos e/ou Departamentos disciplinares têm manifestado a sua disponibilidade para leccionar a disciplina de Área de Integração. Estando a disciplina atribuída ao 10º Grupo B, convirá esclarecer alguns aspectos.
 
 
  1. A Área de Integração a quase todos os objectivos de formação próprios do 10º Grupo B;
 
  1. O Programa da disciplina tem um carácter não-linear que é absolutamente incompatível com o desmembramento da disciplina por grupos disciplinares. Efectivamente, cada módulo é constituído por três sub-módulos oriundos de diferentes áreas temáticas, pelo que não é possível o seu esquartejamento em três anos distintos leccionados por três grupos disciplinares distintos;
 
  1. Por não ser linear mas sim um Programa com diferentes percursos de aprendizagem, facto que foi ignorado por ambos os Grupos, advêm sérias consequências para o processo de ensino-aprendizagem: após um ano de leccionação, já todos os sub-módulos foram reconstituídos em percursos alternativos, pelo que a retirada da leccionação da disciplina ao Grupo de Filosofia implicaria a sua absoluta inexequibilidade, pois resultaria na total descoordenação didáctica e pedagógica com graves consequências na vida académica dos alunos;
 
  1. Os cursos profissionais contêm no seu currículo diversas disciplinas distribuídas por vários grupos disciplinares; pelo contrário, ao 10º Grupo B só lhe é dada a possibilidade de leccionar Área de Integração. A disciplina de Filosofia ocupa um lugar, por direito próprio, na Formação Geral dos Curso Gerais. Nos Cursos Tecnológicos e Técnico-profissionais, esse lugar é ocupado pela Área de Integração. Consequentemente, ao reclamar para si a leccionação da Área de Integração, não está o Grupo 10º B a reclamar mais do que aquilo a que tem, legitimamente, direito: a substituição da leccionação de uma disciplina da Formação Geral por outra disciplina igualmente da Formação Geral. O lugar natural da nova disciplina é, claramente, o Grupo 10º B;
 
  1. Igualmente, não faz qualquer sentido que uma disciplina equivalente à Formação Geral nos Cursos Profissionais seja leccionada por Grupos disciplinares usualmente correspondentes às formações específicas ou técnicas; trata-se, simplesmente, de substituir uma disciplina da formação geral (Filosofia) pela sua equivalente (Área de Integração);
 
  1. De acordo com o Programa oficial da disciplina, a Área de Integração procura favorecer “simultaneamente a aquisição de saberes oriundos das ciências sociais e da reflexão filosófica”, comprovando a relevância da Filosofia para a sua leccionação; é o próprio Programa da disciplina que o afirma, não se tratando de uma mera manifestação de intenções de um conjunto de professores;
 
  1. Sendo a Filosofia, ela própria, um espaço de reconhecida interdisciplinaridade, ressalvamos o facto de o próprio Programa de Área de Integração salientar, e passamos a citar, que com este programa pretende-se, essencialmente, desenvolver a capacidade de integrar conhecimentos de diferentes áreas disciplinares, aproximar estes conhecimentos de experiências de vida dos alunos e aplicá-los a uma melhor compreensão e acção sobre o mundo contemporâneo”. Ora, nenhuma outra área do saber senão a Filosofia parece capaz de responder a este desafio;
 
  1. Acresce que o objectivo fundamental de cada módulo é a problematização dos temas/problemas do elenco modular. Qual a disciplina, senão a Filosofia, cuja especificidade se adequa exactamente a esse propósito?
 
  1. Salientamos ainda o facto de a bibliografia de referência ser constituída, em grande parte, por autores oriundos da Filosofia, tais como Fernando Gil, António Damásio, Edgar Morin, Fernando Savater, Simon Blackburn, Jean Piaget, Platão, Olivier Reboul, Paul Watzlawick, Ignacio Ramonet, António Zilhão, Alain Renaut, Niccoló Machiavelli, Carl Sagan, Marguerite Yourcenar, Boaventura de Sousa Santos, Gaston Bachelard, Jean Bronowsky, Karl Popper, Jean-Jacques Rousseau, Jean-Paul Sartre, André Breton, Luc Ferry e Sófocles
 
  1. Analisando o programa de Área de Integração, verifica-se que muito mais de metade dos módulos previstos – cerca de dois terços - são coincidentes com o programa oficial dos 10º e 11º anos em vigor actualmente na disciplina de Filosofia. Também por esse motivo a nova disciplina é reclamada pelo Grupo 10º B;
 
 
  1. Mesmo os sub-temas de Área de Integração que não coincidem com o actual programa de Filosofia coincidem, no entanto, com a formação de base dos professores deste Grupo bem como com as disciplinas usualmente leccionadas pelos seus professores nas mais variadas escolas secundárias de todo o país, tais como a Psicossociologia, a Sociologia, a Antropologia, a Ciência Política e a Psicologia;
 
 
  1. Do exposto resulta, ainda, que é necessário assegurar dentro do mesmo grupo de professores a continuidade da disciplina em todos os anos da sua leccionação: manifestamos a nossa total disponibilidade para assegurar a leccionação dos três anos pelos quais a disciplina está distribuída, de modo a assegurar a devida continuidade didáctica, pedagógica e funcional dos cursos técnico-profissionais.
 
 
 
Consequentemente, os Professores do Grupo 10º B reclamam a exclusividade da leccionação da disciplina de Área de Integração
 
Os professores do Grupo 10º B:
 
 


24 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blog de divulgação da filosofia e do seu ensino no sistema de ensino português. O blog pretende constituir uma pequena introdução à filosofia e aos seus problemas, divulgando livros e iniciativas relacionadas com a filosofia e recorrendo a uma linguagem pouco técnica, simples e despretensiosa mas rigorosa.

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2006
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D