Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2007

Ainda bem que foi traduzido

Todos nós gostamos de ser filósofos. Discutimos os problemas da moral à arte, do aborto à existência de deus. Não observo o mesmo interesse na discussão dos problemas da biologia ou da química. Praticamente todos os dias recebo mails de anónimos que querem discutir comigo o que é e não é a filosofia, que aquilo que neste blog divulgo não é filosofia, que a filosofia é outra coisa mais profunda, que confundo filosofia com publicidade, que não devia ganhar dinheiro com a filosofia (para todos e quaisquer efeitos sou professor de filosofia e é com esse trabalho que ganho a vida)…
Rolando Almeida


Em resumo, as pessoas, mesmo não sabendo, interessam-se pela filosofia ou pelos problemas que lhe são directamente relacionados. E não estou a falar das pessoas que estudam ou estudaram filosofia. Estou a falar das pessoas que ou não estudaram filosofia ou têm uma ideia muito vaga e errada do que seja a filosofia. Creio que este efeito é espantoso uma vez que prova o interesse generalizado que a filosofia pode suscitar. Mas há um efeito que vou observando à medida que troco correspondência com muita gente. Em regra as pessoas interessam-se imediatamente pelos problemas cuja natureza são filosóficos e querem discuti-los, mas estão desfalcadas de conhecimento dos textos de filosofia que a possa divulgar de modo pouco especializado. Quem estudou filosofia sabe que pode passar 4 anos da sua vida a analisar textos de Kant (como o meu caso), mas tal não se exige como conhecimento base a quem não tirou um curso de filosofia. É por essa razão que é tão importante a publicação de textos de filosofia, ainda que o conservadorismo português nos leve a pensar que se trata de propaganda. A esse respeito basta pensar: seria propaganda aquilo que Carl Sagan fez pela ciência, fazendo com que ela descesse à rua? Creio que não. Foi, antes, um enorme amor pela ciência e, sobretudo, pelos seres humanos, oferecendo-lhes o universo em programas de televisão, livros de divulgação, artigos, entrevistas, conferências. Não há nisto nenhuma teoria da conspiração e o elitismo português já devia ter aprendido a lição evitando o ridículo das permanentes teorias da conspiração. Ficam aqui duas sugestões de dois bons livros para iniciar qualquer leitor comum na grande discussão dos problemas filosóficos. E fica um bem haja a quem os publicou, traduziu e, sobretudo, a quem os lê. Com livros como estes, as nossas conversas de café andam mais orientadas.
Nigel Warburton, elementos básicos de filosofia, Gradiva
Peter Singer, Como havemos de viver? a ética na época do individualismo, Dinalivro
 Rolando Almeida

publicado por rolandoa às 01:18

link do post | favorito
4 comentários:
De Catarina a 14 de Dezembro de 2007 às 12:32
Sempre que por aqui passo, compro mais livros! Até tenho medo de cá vir - lá se vai mais uma fatia do orçamento de mercearia do mês em livros de Filosofia, que foi o curso que não tirei e deveria ter tirado - ainda vou a tempo, se puder reformar-me antes de morrer...
De rolandoa a 14 de Dezembro de 2007 às 18:16
Catarina,
Obrigado pelas suas palavras. Incentivam-me a fazer mais e melhor. Sempre tive o hábito de partilhar aquilo que vou encontrando pela vida e que creio ter interesse para oferecer aos outros. O blog acaba por ser um pouco isso, poder partilhar a filosofia que gosto. Já udei durante muitos anos a rádio para fazer o mesmo com a música: partilhá-la. mas o blog também tem outra intenção: penso que o ensino da filosofia e a sua divulgação ainda tem um longo caminho a percorrer e procuro dar um contributo nesse sentido. E é sempre bom saber o poder das palavras.
Aproveitei para passar pelo seu blog e gostei muito, especialmente da foto da criança que é muito bonita. Também eu tenho um filhote pequenino (um mês) que faz as minhas delícias.
Mais uma vez, obrigado,
Rolando Almeida
De renato martins a 15 de Dezembro de 2007 às 02:29
e nao contavas nada rolando? Parabens Pai babado (prepara-te para consumires o teu tempo todo diario no rebento, nem sei se vais ter tempo para continuar o blog). O maximo que tenho é um sobrinho de 2 anos e é suficiente para dizer que conviver com crianças desperta o que de melhor ha em nos, ate nos ficamos a conhecer a nos proprios melhor
boa paternidade!
De rolandoa a 15 de Dezembro de 2007 às 02:39
Renato,
O blog tem sido mantido mesmo com o rebento. Tive de efectuar algumas operações de charme, nomedadamente comprar um portátil muito pequenino para trabalhar mais nos tempos livres na escola. Mas não vou desperdiçar a oportunidade de continuar a aprender filsoofia e a ler aqueles livros que tanto gosto. Mesmo com um bebé ao lado.
Obrigado
Crítica do Leite Puro
Rolando Almeida

Comentar post

Rolando Almeida


pesquisar

 
Blog de divulgação da filosofia e do seu ensino no sistema de ensino português. O blog pretende constituir uma pequena introdução à filosofia e aos seus problemas, divulgando livros e iniciativas relacionadas com a filosofia e recorrendo a uma linguagem pouco técnica, simples e despretensiosa mas rigorosa.

Posts Recentes

NOVO ENDEREÇO: http://fil...

Nova religião digital

Problemas again

Escolha um título,...

A censura na nova religi&...

Filosofia na web – ...

Mais um “AQUI&rdquo...

Uma situaçã...

E?

Exigências para se ...

Arquivos

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Favoritos

Relação entre a filosofia...

Luta na filosofia ou redu...

A filosofia não é uma arm...

Argumentos dedutivos e nã...

16 de NOVEMBRO DE 2006, D...

PAGAR NA MESMA MOEDA

Um ponto de vista comum n...

DILEMA DE ÊUTIFRON

O que é a validade?

Nova Configuração no Blog

Sites Recomendados

hit counter
Clique aqui para entrar no grupo artedepensar
Clique para entrar no grupo artedepensar
Contacto via e-mail
AddThis Feed Button
RSS