Sábado, 21 de Abril de 2007

Arte de Pensar 2007

Está já a ser distribuída a nova edição do manual de filosofia, A Arte de Pensar.

Reproduzimos aqui a apresentação das capas dos dois volumes.

Mais informações em: http://www.didacticaeditora.pt/arte_de_pensar/

Reproduzimos também a apresentação disponível no site do manual.

Apresentações do A Arte de Pensar
  • 28 de Abril, 11:00 horas — Hotel Sol Meliá Ria – Aveiro
  • 05 de Maio, 11:00 horas — Hotel Montebelo – Viseu
  • 12 de Maio, 11:00 horas — Hotel Turismo de Braga – Braga
  • 19 de Maio, 16:30 horas — Hotel Tryp Exponor – Leça da Palmeira
  • 23 de Maio, 17:00 horas — Hotel Real BelaVista – Albufeira
  • 26 de Maio, 11:00 horas — Sana Malhoa Hotel – Lisboa
  • 26 de Maio, 14:30 horas — Museu Casa da Luz – Funchal
  • 02 de Junho, 11:00 horas — Hotel Costa da Caparica – Costa de Caparica
Mais informações: professor@didacticaeditora.pt, telf. 21 255 9970 ou 21 797 9278. (enviar mail ou telefonar para confirmar presença no Funchal)
 

Apresentação

A edição de 2007 do manual A Arte de Pensar (Didáctica Editora) cumpre cuidadosamente o Programa, respeitando os seus tempos lectivos, e simplifica a planificação das aulas e o processo de avaliação. É imparcial na exposição dos problemas, teorias e argumentos da filosofia e põe o estudante em contacto directo com os filósofos centrais do passado e do presente. Possibilita um ensino dinâmico e crítico, estimulando o estudante a tomar a sua própria posição e oferecendo-lhe os instrumentos críticos para o fazer.

Com o apoio científico de Sofia Miguens (Departamento de Filosofia da Universidade do Porto), trata-se de um manual que alia o rigor científico à lucidez didáctica, dando liberdade ao professor para escolher os seus próprios percursos, ajudando-o na exposição das matérias e na concepção de tarefas estimulantes.

Problemas, teorias e argumentos

Neste manual, a filosofia é apresentada ao estudante de modo intuitivo, criativo e rigoroso. Os problemas da filosofia são apresentados como perplexidades naturais que têm origem nos conceitos fundamentais relacionados com as ciências, as artes, as religiões e a vida quotidiana. As teorias dos filósofos são então apresentadas como respostas articuladas e sofisticadas a esses problemas. Por sua vez, estas teorias baseiam-se em argumentos, que são criticamente avaliados pelos estudantes.

Para o estudante, não se trata apenas de compreender os problemas, teorias e argumentos da filosofia. Trata-se também de pensar por si, tomar posição e dar os primeiros passos incipientes na actividade própria do filosofar. Para estimular o filosofar, o manual tem as seguintes características:

  • Fornece aos estudantes instrumentos críticos fundamentais, que lhe permitem discutir ideias com rigor;
  • Usa uma linguagem simples, precisa e clara;
  • Define ou caracteriza com rigor os conceitos necessários a uma discussão profícua;
  • Apresenta inúmeras actividades que estimulam o estudante a rever a matéria dada e a discutir por si os problemas, teorias e argumentos da filosofia.

Actividades

O manual propõe um total de 926 actividades: 211 questões de interpretação de texto, 126 temas de discussão de texto, 410 questões de revisão e 179 temas de discussão. Estas actividades visam permitir ao professor planificar aulas que não sejam meramente expositivas, envolvendo ao invés os estudantes na actividade crítica de discussão dos problemas, teorias e argumentos da filosofia.

Inclui um teste de diagnóstico (Vol. 1), 6 fichas de avaliação sumativa (Livro de Apoio) e orientações para a redacção de ensaios (Vol. 2).

O Livro de Apoio inclui propostas de resolução dos exercícios de revisão e discussão, assim como das fichas de avaliação sumativa.

Textos

Os 53 textos de filósofos clássicos e contemporâneos, dos quais 43 são traduções nossas ou inéditas, permitem ao professor optar por uma abordagem hermenêutica da filosofia, se o preferir, ou por uma abordagem socrática. A abordagem hermenêutica caracteriza-se por usar os textos de filosóficos clássicos e contemporâneos como pontos de partida para chegar aos problemas, teorias e argumentos da filosofia. Para permitir esta abordagem, os textos estão intimamente articulados com as matérias apresentadas ao longo do manual, e incluem inúmeras questões de Interpretação e de Discussão. Quando necessário, os textos incluem também tarefas ou informações de Contextualização. Os textos surgem no final de cada secção, devidamente numerados e correctamente referenciados (autor, título da obra, ano da edição original, tradutor e página). Textos intercalares, mais pequenos, são igualmente incluídos no corpo do manual, enriquecendo assim a exposição das matérias.

Filósofos e pensadores clássicos incluídos:

  • Platão
  • Aristóteles
  • Santo Anselmo
  • Gaunilo
  • S. Tomás de Aquino
  • Espinosa
  • Locke
  • Leibniz
  • Hume
  • Kant
  • Paley
  • Bentham
  • Mill
  • Tolstoi
  • Wilde
  • Kierkegaard
  • Clifford
  • James

Filósofos e pensadores contemporâneos incluídos:

  • Ayer
  • Beardsley
  • Bell
  • Dickie
  • Gensler
  • Goodman
  • Harsanyi
  • McGuinn
  • Nagel
  • Nozick
  • Oderberg
  • Rachels
  • Rawls
  • Regan
  • Ross
  • Russell
  • Sartre
  • Searle
  • Singer
  • Stolnitz
  • Weitz

O Caderno do Estudante (oferecido ao aluno) inclui 15 textos complementares, acompanhados de propostas de tarefas. Inclui igualmente explicações para ajudar o estudante a abordar textos filosóficos.

Glossário

O glossário, incluído no final de cada volume, reúne 166 definições rigorosas e claras. Estas definições estão intimamente articuladas com a exposição das matérias ao longo do manual. A precisão, rigor e clareza da exposição permitem ao professor optar por uma abordagem socrática. Neste tipo de ensino parte-se da força intuitiva dos problemas da filosofia, para chegar às teorias e argumentos defendidos pelos filósofos e materializados nos textos.

A linguagem rigorosa, simples e directa usada ao longo do manual contribui para o sucesso das aprendizagens. E a apresentação intuitiva dos problemas, teorias, argumentos e conceitos centrais da filosofia torna a aprendizagem estimulante.

Informação visual

O manual inclui 49 esquemas e tabelas, incluindo sínteses gráficas no final de cada capítulo. O grafismo é sóbrio mas moderno e a iconografia escolhida põe o estudante em contacto com as artes visuais do passado e do presente: todas as obras de arte incluídas estão devidamente referenciadas e incluem uma legenda que as coordena com a exposição das matérias.

Inclui-se inúmeras obras de alguns dos mais destacados artistas portugueses contemporâneos: Baltazar Torres, Sofia Leitão, Bruno Borges, Carlos Pinheiro, António Castelló, Rui Algarvio e Adriano Almeida.

Apoio

Este site inclui 108 textos de apoio, em permamente actualização ao longo do ano lectivo. No fórum de apoio os autores dão apoio diário aos professores; só em 2006 foram trocadas 980 mensagens neste fórum.

O Livro de Apoio inclui o seguinte:

  • Propostas de resolução de todas as questões de revisão e de discussão
  • Fichas de avaliação sumativa, com propostas de resolução
  • Planificações aula a aula
  • Guia de Percursos
  • Orientações sobre avaliação

O Caderno do Estudante, oferecido ao aluno, inclui o seguinte:

  • Orientações para responder aos exercícios do manual
  • Orientações sobre como se abordam textos filosóficos
  • Exemplos de ensaios de estudantes
  • Elementos de história da arte
  • Elementos de história das religiões
  • 15 textos complementares, com propostas de tarefas
  • Cronologia filosófica

Autores

Os autores são professores e investigadores de filosofia, tendo publicado inúmeros trabalhos, dos quais se destacam os seguintes livros:

  • Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos, direcção de João Branquinho, Desidério Murcho e Nelson Gonçalves Gomes (Gradiva, 2001; Martins Fontes, 2006)
  • Textos e Problemas de Filosofia, org. de Aires Almeida e Desidério Murcho (Plátano, 2006)
  • Pensar Outra Vez: Filosofia, Valor e Verdade, de Desidério Murcho (Quasi, 2006)
  • Preparação para o Exame Nacional de Filosofia, de Pedro Galvão (Porto Editora, 2006)
  • Para a Renovação do Ensino da Filosofia, org. de Desidério Murcho (Plátano, 2006)
  • A Ética do Aborto, org. de Pedro Galvão (Dinalivro, 2005)
  • Dicionário Escolar de Filosofia, org. de Aires Almeida (Plátano, 2003)
  • O Lugar da Lógica na Filosofia, de Desidério Murcho (Didáctica Editora, 2003)
  • Renovar o Ensino da Filosofia, org. de Desidério Murcho (Gradiva, 2003)
  • Avaliação das Aprendizagens em Filosofia: 10.º e 11.º Anos, de Aires Almeida e António Paulo Costa (Departamento do Ensino Secundário do ME, 2002)
  • Essencialismo Naturalizado: Aspectos da Metafísica da Modalidade, de Desidério Murcho (Angelus Novus, 2002)
  • A Natureza da Filosofia e o seu Ensino, de Desidério Murcho (Didáctica Editora, 2002)
publicado por rolandoa às 21:39

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Rolando Almeida


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Blog de divulgação da filosofia e do seu ensino no sistema de ensino português. O blog pretende constituir uma pequena introdução à filosofia e aos seus problemas, divulgando livros e iniciativas relacionadas com a filosofia e recorrendo a uma linguagem pouco técnica, simples e despretensiosa mas rigorosa.

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