Sábado, 16 de Dezembro de 2006

Que importância tem aprender a pensar?

Correio da Manhã, 16 de Dezembro de 2006

Edgar Nascimento

"Nas aulas, falar de filósofos é ser uma velha excêntrica". Foi desta forma que a antropóloga Rosa Maria Perez resumiu ontem o estado do ensino da Filosofia no sistema de ensino.

A cientista foi uma das personalidades convidadas pelo departamento de Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa para o debate em torno do papel da Filosofia na sociedade actual, numa altura em que a disciplina não é obrigatória no 12.º ano nem será prova de acesso ao Superior.

Rosa Perez frisou que “o exercício de pensar as realidades não se pode prescindir no ensino da Antropologia”. Já o neurologista João Lobo Antunes condenou o “achatamento, alisamento do Secundário” e considerou um “atentado perigoso” a diminuição da importância da Filosofia nos currículos, “A formatação do ensino é uma ameaça perigosa”.

O físico Carlos Fiolhais considerou que a Filosofia “ensina a pensar bem” e comparou a disciplina dos pensadores à Física. “Estão a riscar a Filosofia dos programas escolares, o que é muito grave, mas não está só. O mesmo se passa em Física, cujo exame não é obrigatório para entrar nos cursos.”

Fernanda Palma, professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, indicou que o direito à Filosofia poderá ser um “direito à liberdade de pensamento”. A docente e juíza do Tribunal Constitucional referiu que “não resultará da Constituição o direito de escolher a Filosofia, mas poderá haver o dever do Estado de criar condições a um pensamento criativo e livre”. Por isso, disse, os juristas poderão começar a falar em “direito à Filosofia”.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, Nuno Crato, considerou que há três disciplinas chave na formação do cidadão: Matemática, Português e Filosofia. Crato criticou a “teoria pedagógica” dos últimos 20 anos. “Parece que nada tem valor, mas as disciplinas têm objectivos por si próprias.” O matemático considerou que o Ensino Superior deve aproveitar a Filosofia para “formar pessoas com cultura geral, para se adaptarem ao mercado de trabalho”.

FIM DE EXAME PODE DITAR "APAGAMENTO"

O Ministério da Educação decidiu acabar com o exame de Filosofia do Secundário, que constituía prova de acesso a mais de 350 licenciaturas. A recusa do exame “põe em perigo o ensino da Filosofia no Secundário e no Superior. As escolas já deixaram de ter a disciplina no 12.º, desde que deixou de ser obrigatória”, acusou José Gil, filósofo que foi considerado em 2005, pela revista francesa ‘Le Nouvel Observateur’, um dos 25 pensadores mais influentes do Mundo. Gil considerou um “desprestígio mortífero” para a Filosofia o “apagamento” a que está a ser votada nas escolas: “Os alunos deixam de ter interesse”, lamenta, avisando para o “degradar do ensino” que se avizinha, se os currículos deixarem de contemplar a disciplina.

publicado por rolandoa às 16:52

link do post | favorito

Rolando Almeida


pesquisar

 
Blog de divulgação da filosofia e do seu ensino no sistema de ensino português. O blog pretende constituir uma pequena introdução à filosofia e aos seus problemas, divulgando livros e iniciativas relacionadas com a filosofia e recorrendo a uma linguagem pouco técnica, simples e despretensiosa mas rigorosa.

Posts Recentes

NOVO ENDEREÇO: http://fil...

Nova religião digital

Problemas again

Escolha um título,...

A censura na nova religi&...

Filosofia na web – ...

Mais um “AQUI&rdquo...

Uma situaçã...

E?

Exigências para se ...

Arquivos

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Favoritos

Relação entre a filosofia...

Luta na filosofia ou redu...

A filosofia não é uma arm...

Argumentos dedutivos e nã...

16 de NOVEMBRO DE 2006, D...

PAGAR NA MESMA MOEDA

Um ponto de vista comum n...

DILEMA DE ÊUTIFRON

O que é a validade?

Nova Configuração no Blog

Sites Recomendados

hit counter
Clique aqui para entrar no grupo artedepensar
Clique para entrar no grupo artedepensar
Contacto via e-mail
AddThis Feed Button
RSS