Quinta-feira, 28 de Maio de 2009

Advertência

Reservo-me ao direito no meu blog de eliminar comentários inapropriados ou insultuosos, como o recente comentário de um leitor que comunicou a partir da cidade de Paredes e que assinou como Carlos e que me chama palhaço atribuindo-me a mim uma responsabilidade que não é minha, mas do filósofo Bertrand Russell, mas que o leitor pura e simplesmente ignorou. As pessoas tem o direito de chamar o que quiserem a mim ou ao Russell se para tal encontrarem razões (ainda que eu discorde). Acontece que o meu blog sendo amador pretende ser minimamente sério já que depende directamente da minha actividade profissional, para além de ser também consequência do meu gosto pelo ensino da filosofia. Continuarei a ter a secção de comentários aberta, mas dispensando aqueles que visam o insulto gratuito e inconsequente. Certamente que a informação que veiculo é simples e muitas vezes vaga. Ela é da minha inteira responsabilidade. Quando iniciei este blog o panorama de divulgação da filosofia em blogues não era muito animador. Hoje em dia a oferta é múltipla, pelo que não existe razão para um leitor visitar o meu blog se este não é do seu agrado ou filiação religiosa. Perante a oferta, há sempre escolhas para gregos e troianos. Infelizmente por razões pessoais não tenho tido oportunidade para escrever artigos mais informativos e extensos. Estive mesmo para extinguir o blog. Não o fiz pois no momento em que o pretendia fazer notei que tinha cerca de 300 a 400 visitas diárias certas. E esse entusiasmo é enorme, o de saber que uma média de, vá lá, um pouco à sorte, mais de 1000 pessoas diferentes podem aceder semanalmente ao blog. É uma boa base para divulgar a minha disciplina. Continuarei a fazê-lo, claro, mas com a convicção que é melhor reservar este espaço a quem realmente esteja interessado em aprender o mundo com a filosofia.

Bom proveito e obrigado a todos.

Rolando Almeida

publicado por rolandoa às 23:18

link do post | favorito
15 comentários:
De Carlos Pires a 29 de Maio de 2009 às 14:51
Rolando:

Li recentemente no jornal Público uma afirmação do poeta francês Paul Valéry que descreve bem a atitude desses comentadores anónimos: quem não consegue atacar o argumento ataca o argumentador. Ou seja: trata-se apenas de utilizações do "argumento ad hominem" recheadas com doses generosas de cobardia.
Independentemente do tamanho dos posts que tenhas publicado nos últimos tempos, o FES já existe há bastante tempo e já fez imensas coisas boas pelo ensino da Filosofa em Portugal: não têm conta os bons livros cuja existência descobri aqui e escuso de falar das análises que fizeste dos manuais de filosofia, pois é algo muito óbvio e conhecido. Para além disso, o FES tem a enorme e difícil qualidade de ter sido pioneiro: tanto quanto sei, foi dos primeiros blogues de filosofia em Portugal e mostrou a outros qual podia ser o caminho.
Pela minha parte: obrigado!
De rolandoa a 29 de Maio de 2009 às 15:13
Carlos,
Obrigado pelas palavras de incentivo.
abraço e bom trabalho
De Rosa Oliveira a 29 de Maio de 2009 às 16:43
Rolando
é, exactamente, como escreveu Carlos Pires.
Olhe... o que não tem nome, não existe.

Agradecemos sempre o que aqui publica.
Bom fim-de-semana
Rosa
De rolandoa a 29 de Maio de 2009 às 17:02
Olá Rosa,
Uma das boas experiências que conquistei com o blog é alguma imunidade aos ataques pessoais, embora me confesse um viciado em responder-lhes.
Obrigado pelas suas palavras, colega.
De Aquela de que não sabe o nome a 29 de Maio de 2009 às 21:37
Lembro-me de disputas pelas quais O carlos teve de passar e que foram bem mais díficeis do que este comentário que é apenas de mau gosto e de alguém não tem mais nada para dizer!
Lembro-me de que nunca " fugiu" e não será agora que o fará. Livre-se ! É que eu "visito-o" sempre ,pois acho que tem sempre algo interessante para dizer e para ajudar a reflectir!
Abraço
De rolandoa a 30 de Maio de 2009 às 00:43
Obrigado pelas suas palavras
De Aquela de que não sabe o nome a 29 de Maio de 2009 às 22:03
Peço desulpa por tê-lo chamdo carlos ( Foi influência da leitura do comentário anterior:)
Força Rolando! assim é que é!
De Humberto Dias a 30 de Maio de 2009 às 15:25
Olá,

Apesar de saber que detinha um blog, acabei por nunca passar por aqui. Não porque o ache interessante, mas apenas porque a blogosfera é algo que não me atrai muito.
No entanto, hoje vim aqui bater nem sei bem porquê, como que impelido por uma força invisível , e, pese embora a filosofia não seja uma matéria que eu possa dizer que goste particularmente, acabei por achar o blog deveras interessante.
Fica aqui também o meu pedido para que ignore quem nada faz a não ser criticar de forma insultuosa e que continue, porque, infelizmente, aqueles que mais o fazem críticas destrutivas, são precisamente aqueles que, regra geral, não têm capacidade para construir coisa alguma.
Hoje ganhou mais um leitor do seu blog.
Força!!!
De Humberto Dias a 30 de Maio de 2009 às 15:26
Apenas uma correcção:

No comentário anterior, onde se lê: «não porque o ache interessante, deverá ler-se: «não porque o não ache interessante».
De rolandoa a 30 de Maio de 2009 às 15:30
Olá Humberto,
O seu comentário é particularmente feliz para mim. É que a ideia do meu blog não é chegar às pessoas que sabem e gostam de filosofia, mas precisamente àquelas que não sabem nem apreciam muito a filosofia, podendo mostrar-lhes que, afinal, a filosofia também lhes pode interessar.
Outra coisa: a correcção que fez no comentário do paradoxo do barbeiro está certa.
Volte sempre
abraço e obrigado
De António Daniel a 31 de Maio de 2009 às 23:52
De facto é deprimente ler os comentários inscritos nos blogues. Por vezes é de uma falta de bom senso e educação que me questiono da real dimensão dos problemas psíquicos das pessoas. Ler comentários em jornais é um exercício de puro masoquismo. São maus demais. O que me faz pensar sobre a intenção das pessoas e os motivos que lhes estão subjacentes. Será que se sentem invencíveis por serem invisíveis. Será que lhes é conferido um poder que se lhes escapa no dia-a-dia. Não encontro justificação. Ou será que a justificação está mesmo aí e, por isso, não a vejo?
De rolandoa a 31 de Maio de 2009 às 23:54
Olá António,
E há um ponto interessante que ainda nos baralha mais: quem vem aos blogs, talvez infelizmente, não são os padeiros, nem os pedreiros, nem os mecânicos. Quem comenta nos blogs e nos jornais são supostamente as elites culturais. Daqui se conclui como andam as elites pelo nosso portugal.
De AnAndrade a 4 de Junho de 2009 às 22:09
Muito obrigada por continuar.
Passo por cá muitas vezes, como professora (também de Filosofia), como curiosa, como amante da boa escrita e dos posts interessantes.
Que não seja um Carlos qualquer (ou outros como ele) que venha retirar-nos o prazer de o ler. :)
De rolandoa a 4 de Junho de 2009 às 23:40
Colega,
Muito obrigada pelo entusiasmo.
abraço e bom trabalho
De David Duarte a 11 de Junho de 2009 às 13:44
Na net existe tudo para todos.

Comentar post

Rolando Almeida


pesquisar

 
Blog de divulgação da filosofia e do seu ensino no sistema de ensino português. O blog pretende constituir uma pequena introdução à filosofia e aos seus problemas, divulgando livros e iniciativas relacionadas com a filosofia e recorrendo a uma linguagem pouco técnica, simples e despretensiosa mas rigorosa.

Posts Recentes

NOVO ENDEREÇO: http://fil...

Nova religião digital

Problemas again

Escolha um título,...

A censura na nova religi&...

Filosofia na web – ...

Mais um “AQUI&rdquo...

Uma situaçã...

E?

Exigências para se ...

Arquivos

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Favoritos

Relação entre a filosofia...

Luta na filosofia ou redu...

A filosofia não é uma arm...

Argumentos dedutivos e nã...

16 de NOVEMBRO DE 2006, D...

PAGAR NA MESMA MOEDA

Um ponto de vista comum n...

DILEMA DE ÊUTIFRON

O que é a validade?

Nova Configuração no Blog

Sites Recomendados

hit counter
Clique aqui para entrar no grupo artedepensar
Clique para entrar no grupo artedepensar
Contacto via e-mail
AddThis Feed Button
RSS