Quinta-feira, 2 de Abril de 2009

Informação sobre o blog

Para postar imagens no blog uso um software da Microsoft, o Windows Livre Writer. Já por diversas vezes tive alguns problemas com o blog da Sapo e o recurso ao WLW foi uma recomendação da própria equipa da Sapo. Repentinamente o serviço deixou de funcionar sem que qualquer configuração fosse alterada. Como se trata de um problema provavelmente sem solução, a equipa da Sapo não tem respondido aos meus apelos. O editor de texto e imagem do próprio blog torna-se menos prático quando nos habituamos a usar o WLW. Desta forma sou forçado a fazer pequenos testes, já que tenho estado sem melhores sugestões de apoio técnico. Peço desculpa pelo inconveniente e alguma paciência pelo menos aos leitores que estão constantemente a ver nos seus feeds posts como “teste”. Aguardo ainda algum apoio que tarda em chegar e, caso não solucione o problema terei de tomar outras opções para breve.

Entretanto recebi também um comentário do autor do blog Ai Jesus, não a reclamar a autoria do post Humor Eduquêssiano, mas a informar que, de facto, o texto tem um autor identificado. Na verdade achei o texto engraçado e devia ter mencionado como o captei para o blog. Na altura tratou-se de um mail que circulou com o texto sem qualquer identificação e erradamente tomei-o como sendo sem propriedade de autor, o que é injusto já que toda a obra tem um criador. Não me parece que o autor tenha ficado particularmente perturbado, mas aproveito a ocasião para reforçar a ideia de que devemos sempre citar as fontes de que livremente nos servimos para enriquecer o nosso arquivo. O texto original pode ser encontrado AQUI. Há uma história talvez feliz no meio disto que é ter percebido que afinal as pessoas se encontram nos mesmos lugares, mesmo quando são de áreas bem distintas.

Aproveito para mais umas informações avulsas. Tenho algumas ideias para textos diversos de divulgação, mas estes dias de interrupção lectiva estão preenchidos com uma formação nas áreas tecnológicas. É urgente um professor de filosofia fazer formação profissional em excell ou powerpoint? No meu caso decididamente não. Sou perfeitamente capaz de me agarrar às ferramentas e habituar-me a elas sem formação. Faço a formação por uma razão: porque a profissão me obriga. Mas isto traz uma reflexão que merece ser explorada de futuro: existe formação nas áreas técnicas com fartura, mas o mesmo não acontece nas áreas científicas onde as carências são graves. E não é que a formação apareça distante ou nos grandes centros. É que ela nem sequer aparece. Esta situação suscita algumas questões: andam os profissionais de filosofia desinteressados em divulgar o seu saber aproveitando um razoavelmente pensado plano de formação ou é o próprio Ministério de Educação que não tem interesse em explorar a formação nas áreas científicas? Vou deixar este tipo de reflexão para mais tarde.

Uma outra informação que não vem de todo ao encontro deste blog, mas que não vou deixar escapar prende-se com a recente notícia que parece ter vindo do Ministério que foram reduzidas em número significativo as faltas dos alunos no último ano. Não estou inteiramente por dentro do assunto, mas não queria deixar de lado a situação que foi alterada no início deste ano lectivo na escola onde lecciono. Até então, nas aulas de 90 minutos eram assinadas duas lições e o aluno faltoso tinha duas faltas. A partir deste ano o professor continua a assinar 2 lições, mas só pode marcar 1 falta ao aluno, ainda que ele falte às 2 lições. Este caso é particularmente interessante para o primeiro tempo da manhã. Se o professor se atrasar por exemplo porque apareceu um acidente de trânsito, pode faltar ao 1º tempo, mas não pode leccionar o 2º (como anteriormente a este ano) já que os alunos não vão esperar pelo professor uma hora visto no seu horário constar somente 1 tempo de 90 minutos. Mas para o professor contam 2 tempos distintos, apesar de os leccionar seguidamente. Creio não estar errado em pensar que deste modo é fácil reduzir o número de faltas dos alunos sem, com efeito, na prática, alterar o quer que seja. Isto é magia política ou política à balda.

publicado por rolandoa às 22:33

link do post | favorito
3 comentários:
De Ai meu Deus a 3 de Abril de 2009 às 00:50
Há uma alternativa ao Windows Livre Writer: o Zoundry Raven. Eu prefiro-o ao programa da MS. Além de outras, tem a vantagem de permitir fazer backup dos textos que já estão postados. Eu utilizo-o ainda para fazer fichas de apontamentos.

Se quiseres experimentar, há mais umas informaçõezitas aqui: http://aijesus.blogspot.com/2008/12/zoundry-raven.html
De rolandoa a 3 de Abril de 2009 às 00:53
Obrigado pela sugestão. Vou experimentar. Acabas a fazer o trabalhos dos técnicos da Sapo :-)
De leandro ribeiro a 7 de Abril de 2009 às 14:03
Nota sobre a segunda parte do post:

Na escola onde lecciono os alunos têm uma falta por cada tempo de 45 minutos. Em blocos de dois tempos, o aluno tem duas faltas.

Não me parece, portanto, que a decisão seja ministerial. Mas podem, claro está, existir pressões que levam os executivos a tomar tais decisões.

Comentar post

Rolando Almeida


pesquisar

 
Blog de divulgação da filosofia e do seu ensino no sistema de ensino português. O blog pretende constituir uma pequena introdução à filosofia e aos seus problemas, divulgando livros e iniciativas relacionadas com a filosofia e recorrendo a uma linguagem pouco técnica, simples e despretensiosa mas rigorosa.

Posts Recentes

NOVO ENDEREÇO: http://fil...

Nova religião digital

Problemas again

Escolha um título,...

A censura na nova religi&...

Filosofia na web – ...

Mais um “AQUI&rdquo...

Uma situaçã...

E?

Exigências para se ...

Arquivos

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Favoritos

Relação entre a filosofia...

Luta na filosofia ou redu...

A filosofia não é uma arm...

Argumentos dedutivos e nã...

16 de NOVEMBRO DE 2006, D...

PAGAR NA MESMA MOEDA

Um ponto de vista comum n...

DILEMA DE ÊUTIFRON

O que é a validade?

Nova Configuração no Blog

Sites Recomendados

hit counter
Clique aqui para entrar no grupo artedepensar
Clique para entrar no grupo artedepensar
Contacto via e-mail
AddThis Feed Button
RSS